sábado, 12 de janeiro de 2008

Poema Cigano



Nós, ciganos, temos uma só religião: a da liberdade. Em troca desta renunciamos à riqueza, ao poder, à ciência e à glória. Vivemos cada dia como se fosse o último. Quando se morre, deixa-se tudo: quer seja um miserável carroção ou um grande império. E nós cremos que nesse momento é muito melhor ser cigano do que rei. Nós não pensamos na morte. Não a tememos...eis tudo.
O nosso segredo está no gozar em cada dia as pequenas coisas que a vida nos oferecee que os outros homens não sabem apreciar: uma manhã de sol, um banho na torrente, o contemplar de alguém que se ama.
É difícil compreender estas coisas, eu sei. Nasce-se cigano. Agrada-nos caminhar sob as estrelas. Contam-se estranhas histórias sobre os ciganos. Diz-se que lemos nas estrelas e que possuímos o filtro do amor. As pessoas não acreditam nas coisas que não sabem explicar. Nós, pelo contrário, não procuramos explicar as coisas em que acreditamos. A nossa vida é uma vida simples, primitiva, basta-nos ter por tecto o céu, um fogo para nos aquecer e as nossas canções quando estamos tristes.


Vittorio Mayer Pasqualle Spatzo, Poeta cigano, in Raiz e Utopia , nº 3.4 , 1977

3 comentários:

Minhoca Saltitona disse...

"As pessoas não acreditam nas coisas que não sabem explicar." mas ao mesmo ainda conseguem formular sempre mais uma teoria.

A todas os "não" ciganos deixo uma dica:
- Assumam o que não sabem pois alem de não se enganarem a vós próprios também não enganam mais ninguém. Ficando assim LIVRES para viver/aprender.

Tiozinho....
tu estás lá....
;)
Abraço

Anónimo disse...

Exatamente...que todos saibam ter a humildade de assumir os erros e não se vangloriarem com os erros dos outros...Teorias não passam de teorias. Imagina que olhas para um relogio mas estás proibido de o abrir...se fores um tipo engenhoso podes conceber todo um mecanismo responsavel pelo funcionamento daquilo que observas e crias uma teoria acerca do funcionamento do relógio, mas como não o podes abrir nunca poderás ter a certeza que a teoria que concebeste é a unica responsável pelos fenomenos que observas!

Visitante dos blogs disse...

"A nossa vida é uma vida simples". Porque é que nós temos o dom de complicar aquilo que não é complicado? A vida é simples realmente... Nós é que conseguimos sempre encontrar algo que a complique, algo que a faça ter um problema aqui e outro ali...
Viver o dia a dia, viver cada dia com intensidade, com humildade, com verdade, com entrega... Mostrar o quanto se ama, o quanto se quer...
VIVER amigos, VIVER!!!

Que o espírito cigano esteja convosco e comigo também (confesso que por vezes não é assim tão fácil) ;)

Bem escolhido Eduardo!

Beijos e abraços